Orientação a Objetos Singleton e Factory

Singleton

Singleton e Factory

 

Singleton

Singleton é um padrão utilizado para que só tenha apenas uma instancia de uma classe, assim não temos vários espaços alocados na memoria em nosso projeto.

Vou dar um exemplo besta, imagina que você tem uma geladeira em sua casa e acaba comprando outra geladeira para utilizar, mas acaba ocupando muito espaço, sendo que você não tem a necessidade de ter outra geladeira. Pois bem, o Singleton serve para você utilizar apenas uma instancia e ocupar um espaço na memoria, sendo assim, ao invés de comprarmos outra geladeira, nós vamos verificar antes se já não temos uma geladeira, assim evitamos ter duas geladeiras e ocupar espaço sem necessidade em nossa casa.

Abaixo, vamos aplicar o Singleton, assim temos apenas uma instancia de conexão ao banco no nosso projeto, evitando ter vários espaços alocados em memoria.

Esse é o padrão Singleton, assim podemos realizar a chamada Banco::conectar(), e a própria função conectar vai verificar se já existe uma instancia definida para uma conexão com banco de dados.

Factory

Quando temos um processo de nosso projeto muito utilizado, nós geralmente isolamos ele, assim evitamos ter que realizar alteração em várias partes de nosso projeto. Esse processo é chamado de Factory. Em vez de termos em nosso projeto, várias lugares a realização de conexão ao banco de dados, podemos ter essa definição em apenas uma classe, assim apenas realizamos ajustes e implementações em um lugar só, assim temos nossa fabrica de conexão a banco de dados.

Classe ConexaoFactory, onde iremos definir nossa fabrica de conexão a banco de dados.

Assim não precisamos definir uma conexão em cada lugar de nosso projeto, temos uma classe responsável por isso, esse padrão nós chamamos de Factory.

No Comments, Be The First!

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.