Orientação a Objetos Herança e Polimorfismo

Polimorfismo

Nesse post, vou listar dois conceitos que são muito falados em orientação ao objeto herança e polimorfismo.

Herança

A herança em orientação objetos é quando o filho herda características de um elemento pai, que essa é chamada de uma superclasse, ClasseFilho extends ClassePai. A classe pai pode também herda características de uma outra classe e assim por diante.

ClassePai (Automovel) –  Responsável para armazenamento dos dados do automóvel.

ClasseFilho (Carro) – Responsável para determinar qual o carro e obter os dados de modelo e ano.

index- Responsável por instanciar um objeto da classe e invocar os métodos.

Se você reparar instanciamos um objeto para a classe Carro, e nele informamos o valor da marca e ano e esses métodos se encontram na ClassePai (Automovel). Mas como herdamos com extends na ClasseFilho(Carro), então os métodos que estão na ClassePai, pertencem a ClasseFilho, herdando as características do pai para filho.

Polimorfismo

Polimorfismo tem o significado de várias formas, aquilo que pode obter várias formas. Simplificando, nós herdamos de uma ClassePai um método para duas classesFilhas, onde os métodos são iguais, mas tem características diferentes.

ClassePai (Imposto) – uma classe abstrata (explico em um outro post o que é uma classe abstrata), onde é definido um método calcular, mas sem uma característica.

ClasseFilha (ICMS) – Nessa classe herdamos o método calcular(), porém definimos que o resultado vai ser 8% do valor total.

ClasseFilha (COFINS) – Nessa classe, nós também herdamos o método calcular(), porém definimos que o resultado vai ser 7% do valor total.

Então, nós temos duas classes que possuem o mesmo método herdado da ClassePai, porém o método tem características diferentes (várias formas) em cada ClasseFilha, isso é o polimorfismo.

No Comments, Be The First!

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.