Configurando Genymotion com Phonegap Cordova

genymotion

Genymotion, Phonegap Cordova e Android Studio

Para quem não sabe o Genymotion é um emulador para android, onde você pode emular os seus apps e realizar testes, mais rápido e apresenta menos bugs que o próprio Android Studio.

Primeiramente, vamos baixar o Android Studio. Depois, você deve instalar os seguintes pacotes para poder realizar a instalação do Android Studio.

Java JDK:

Instalando Android Studio

Depois navegue até a pasta android-studio/bin/ e execute ./studio.sh para realizar a instalação.

Lembrando que vamos ter que configurar as variáveis $ANDROID_HOME e $PATH para realizar as chamadas do android pelo terminal. Na linha de comando criaremos o seguinte arquivo:

Vamos inserir nele as seguintes definições. Observação: Lembrando que o diretório é o caminho onde se encontra o Android SDK.

Antes de começar a rodar sua aplicação não esqueça de executar:

Para informações um pouco mais esclarecedoras, acesse aqui

Instale também o Gradle:

Abra o Android Studio após a instalação e atualize os pacotes do Android SDK, lembrando que para mim só funcionou a versão 5.1 do Android com o Genymotion. Acima da versão 5 não rodou, não sei o motivo ao certo.

Genymotion

Realize a instalação do Genymotion, clique aqui para fazer download, lembrando que você precisa criar uma conta para fazer download e utilizar o software.

Depois de realizar o download, executa o arquivo .bin (no meu caso, uso o linux) para realizar a instalação. Ao abrir o Genymotion, selecione em Settings -> ADB -> Use Custom Android SDK tools e aponte para o diretório do Android SDK.

Adicione um novo device em Add, no meu caso escolhi um Custom Phone – 5.1.0 – API 22, depois você inicia em Start. Com o emulador aberto, você acessa o diretório de sua aplicação phonegap/cordova e executa:

Provavelmente vai aparecer o seu device do Genymotion que foi inicializado pro você anteriormente com o número de ip local, para poder ser rodado pelo seu phonegap/cordova. Caso de algum erro, ou apareça um aviso para você instalar o adb, lembre-se de executar:

Agora você pode rodar sua aplicação:

Caso, não tenha mais nenhum device aberto em seu PC, pode pedir para rodar sem definir um target, ele irá resolver automaticamente:

E sua aplicação vai estar rodando no Genymotion.

No Comments, Be The First!

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.